segunda-feira, abril 21, 2008

PROVÉRBIOS DE SALOMÃO

Em vez de ficar horas a lamentar mais um achaque no corpo sem juízo, Peguei os Provérbios de Salomão e fui lendo, noite adentro, madrugada afora... Sem pai desde a mais tenra idade, quem mais poderia me ensinar a felicidade da virtude? O desejo do amor é a árvore da vida, que deleita a alma. O terno coração é a vida do corpo, que deleita a alma. A língua do justo é prata finíssima, a do ímpio é lata velha e amassada. Uma boa palavra alegra quem sofre de amargura. Há quem ao falar fere como a espada, e quem ao ouvir cura as feridas. Um anel de ouro no focinho do porco, tal é a vaidade com o nome da beleza. O que é bom germina como a folhagem verde, o que perturba a casa não é senão ventos. A boca de quem ama sabe que mais vale comer legumes com amor do que um novilho gordo com ódio. O que é doce ao falar é mais doce de ouvir: já o amigo dos litígios, esse é como um telhado a gotejar sem parar. Quem dá aos pobres empresta à Deus, mas o pão roubado enche a boca de areia. O pensamento é no coração uma água profunda: sábio é quem consegue trazê-la à superfície. Assim como na água o rosto responde ao rosto, assim o coração do ser humano responde ao coração do ser humano. Melhor é estar jogado num canto de terraço do que nos braços de um amor sem tempero. Quem guarda a língua na boca, preserva a alma de litígios. Pobre é quem passa o dia apenas a desejar, tendo nas mãos o bicho da preguiça. Assim o preguiçoso está a dizer: lá fora tem um leão furioso, se sair daqui serei morto na rua. A boca que produz os melhores frutos, esta comerá os melhores frutos, retribuídos pelas mãos habilitadas. Porque assim para sempre está escrito: como o espelho da água responde ao rosto, é assim que um coração responde a outro coração.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Lindos provérbios! Mais um para a coleção:
"A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz./ Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras:/ Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? e vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? e vós, insensatos, aborrecereis o conhecimento?" (Provérbios 1, 20-22). Obrigada. Sua leitora Marilda Mendes.

2:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hi I am so thrilled I found your webpage, I really
found you by mistake, while I was looking on Yahoo
for something else, Anyways I amm here now and would just
like to say many thanks for a incredible post and a all round interesting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to
go through it all at the minute but I have bookmarked it and
also included your RSS feeds, so when I have time I will
be bacdk to read much more, Please do keep up the excellent b.



My homepage ... Clash Of Clans Cheats

10:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the
video to make your point. You clearly know what youre
talking about, why waste your intelligence on just posting videos to your site when you
could be giving us something enlightening to read?


Feel free to surf to my website ... Nordstrom coupon code - ,

3:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Thanks for a marvelous posting! I certainly enjoyed reading it, you can be a great author.
I will remember to bookmark your blog and will eventually come back in the
future. I want to encourage continue your great
job, have a nice holiday weekend!

Here is my web blog; belkin stylus

3:18 PM  

Postar um comentário

<< Home