segunda-feira, agosto 22, 2005

O DIA DAS MÃES

À Elaine Guimarães Teixeira e Elaine Guimarães Coimbra.

Primeiro, até quando me lembro
Veio Isis, dama dona deusa
E com ela o Egito tem seu encanto até hoje
Apesar dos faraós e dos desertos.
Depois, agora digo como testemunha ocular
Vieram as gregas e troianas, madressilvas madrigais
O lado feminino que pontificava no escuro
Que brilhava na demanda das atribuições....
A primeira mãe, antes de mais nada era a Noite
A deusa das trevas, a filha do Caos
Que logo arrumou as coisas e os seres
E com o nome de Eulália passou a ser
A Mãe do Bom Conselho e depois surgiu
A Terra, mãe de todos os seres, de nome Cibele.

Assim rezam as epopéias e os idílios da mitologia:
Um deus imponente aqui
Uma deusa diademada ali.
E das deusas de anteontem chegaram as de ontem e de hoje:
De carne e osso
De bilis e alma, libido e fulgor lilás
Aí então é que surge
O novo nome do amor, agora humano:
O drama no palco e no bastidor e a temporalidade
De outras cenas menos amenas:
O destino de Jocasta, a coragem de Antígona
O ciúme de Dejanira, a sedução de Helena
O adultério de Clitenestra, a morte de Efigênia
A vida de Penélope... e Hecuba e seus cinquenta filhos troianos?
A viuvez de Andrômaca...
e a rainha Ônfale que embonecava Hercules?
As sacerdotisas sibilas, a fada madrinha
A maga de todas as horas e lugares
A sombra familiar da caseira folhagem
A beleza em suma, em pessoa
As periantadas estações do ano bom
A Mâe de Jesus
A Nossa Mâe.
A Iara ah iara das águas mais puras
A deusa mesmo ali na outra encosta
A deusa mesmo ali na outra encosta
A nossa bela e sofrida mãe indígena
A nossa matrilinhagem amerindia
Manancial de nosso espólio genético
Ontem deusas hoje simplesmente divinas
Hoje completamente mulheres
A fonte magnânima desvelada
A sereia mesmo ali, quase ao alcance das mãos
A Madre de Deus e dos Filhos de Deus
A matrona mandona
A dar a luz que recebeu de outro mundo....
De minha parte, a resvalar na Genealogia
Ora pois, cito os nomes queridos:
ROSA ANGÉLICA DA LUZ
Mãe de minha tetravó
ANA JOAQUINA CÂNDIDA DE CASTRO
Mãe de meu trisavô
JOSEPHA MARIA DE JESUS SOUZA PINTO
Mâe de meu bisavô
MARIA ARCÂNGELA TAVARES
Mâe de meu avô
MARIA TEREZA DE JESUS BARRETO
Mâe de meu pai
ISOLINA GONÇALVES GUIMARÂES
Minha Mâe
INÊS BELÉM BARRETO
Maê de meus filhos.

Ora pois, pois é, estava dizendo:
A sobrevivência e a perpetuação das espécies
São obras e graças da parte feminina
De todos os seres vivos.
0IA DE JESUS SOUZA PINTO
A deusa mesmo ali na outra encosta

2 Comments:

Blogger Roberto Iza Valdés said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

7:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Best wishes.

11:50 AM  

Postar um comentário

<< Home