quinta-feira, maio 18, 2006

RESPINGOS MACHADIANOS E OUTROS RESPINGOS

A mãe é a Igreja, o Estado é o padrasto, ele disse. Um padre, personagem de seu romance “Casa Velha”, assim vê a mocinha Lalau, de 17 anos de idade: “...dotada de um par de olhos claros e vivos, rindo muito por eles, quando não ria com a boca; mas se o riso vinha juntamente de ambas as partes, então é certo que a fisionomia humana confinava com a angélica, e toda inocência e toda alegria que há no céu pareciam falar por ela aos homens”. Ninguém é de ferro. Fiz uma pausa em minhas cansativas e às vezes até dolorosas pesquisas genealógicas (quase 300 anos de história!) para ler o romance supracitado, o único que ainda não tinha lido do Bruxo do Cosme Velho. É mais um refrigério, um contentamento. Alguém já disse que as escolas de letras e de jornalismo podiam reduzir a lenga-lenga pedagógica e recomendar, no lugar do exame de teorias e dissertações, a leitura atenta e proveitosa das obras completas do Mestre de Cosme Velho, o nosso Machado de Assis. Para falar dos olhos de Lalau, ele os compara a um casal de borboletas; para falar de sua adolescência brincalhona, ele faz a ressalva quando descobre que ela ama Felix: é o amor que lhe antecipa a puberdade. E depois, ao ver os dois, de longe: “Não se podia ouvir-lhes nada, mas era claro que falavam de si mesmos. Às vezes a boca interrompe os salmos, que ia dizendo, para deixar a antífona aos olhos; logo depois, recitava o cântico. Era a eterna aleluia dos namorados”. UM POUCO DE RAINER MARIA RILKE Um belo poema desse autor, de vez em quando, é uma boa pedida. Passo-lhes uma versão baseada na tradução de José Paulo Paes, constante do livro “Poemas” (Companhia das Letras). Deus é o nome do poema – e é o nome da poesia e da vida. “Deus, que será de ti quando eu morrer? Eu sou teu cântaro (e se me romper?) Sou tua água (e se me corromper?) Sou teu agasalho, sou teu afazer Levo em mim teus signos, teus verbos. Sem mim não tens a casa, Deus A que com palavras de afeto te acolhia. Perdem teus pés exaustos as macias Sandálias: também elas eram eu. De ti desprende-se o longo manto E teu olhar que minha face acolhe Virá procurar-me Para deitar-se ao sol poente Entre pedras estranhas... Que será de ti quando eu morrer? O CANTO DA COMUNHÃO, DE PADRE ZEZINHO. Muita gente diz que é fácil fazer arte religiosa, uma vez que a religião já é, de certa forma, uma arte. Os valores da Fé (afeição) e da Piedade (compaixão) são simultaneamente valores da religião e da arte. Mas tanto a arte como a religião alcançam outros valores e seguem outros caminhos. Mas a simultaneidade referida pode até ajudar ou dificultar a arte (a plástica, a sonora) religiosa, quando peca pela facilidade, aproveitando os elementos constantes nas celebrações litúrgicas. Essa facilidade, no entanto, não é aproveitada pelo Padre Zezinho, que na sua criatividade poético-musical é ao mesmo tempo religioso e artista, autênticos. Isso porque adiciona, sem subtrair, os elementos da fé e da piedade, construindo suas canções munido do compasso contextual e ao mesmo tempo exorbitando da riqueza espiritual e da beleza moral para os novos rumos, os novos matizes, as novas bênçãos dessa fortuna arraigada e florescente. Vale a pena transcrever uma das canções dele: “Poucos os operários, poucos trabalhadores E a fome do povo aumenta mais e mais És o Senhor da messe Ouve a nossa prece Põe sangue novo nas veias de tua igreja. Falta pão porque falta trigo Falta trigo porque não semeiam E faltam semeadores porque ninguém foi lá fora chamar. Falta fé porque não se ouve Não se ouve porque não se fala E falta esse jeito novo de levar luz e de profetizar. Falta gente pra ir ao povo Descobrir porque o povo se cala Pastores e animadores pra incentivar o teu povo a falar. Falta luz porque não se acende Não se acende porque faltam sonhos E falta esse jeito novo de levar luz e falar de Jesus.”