segunda-feira, agosto 29, 2005

25 - GENEALOGIA

O amargo assédio das lágrimas .
A desventura em forma de depressão será uma doença
congênita?
Não, nada disso!, tudo não passa de vida errada,
de mundo errado
e de sofrimento conseqüente.

A fina película de vida airada que cobre a terra
está se afinando cada vez mais?
Os lugares da infância não cansam de chamar:
sentem saudades de nós?
Bem sei que se me aprofundar no horror
posso encontrar o maravilhoso bem escondinho lá
na tessitura dos senões e dos engodos
uma simples palavra que se escreve ou que se lê
é dramática,quase trágica
(a palavra que chora por dentro
no silêncio da dor reprimida).

Recolhi e colecionei as muitas dores
E os poucos prazeres dos antepassados,
a reportar ao trisavô em l798 até chegar aos trinetos
na virada do segundo milênio.
Só eu estive nos cartórios e paróquias, a manusear,
amarfanhar , empilhar as fartas dores
e s escassas venturas
ao longo dos anos e dos lugares
através do sangue dos nomes dos sobrenomes
até chegar às lágrimas que hoje inundam
o quarto a casa a rua a minha pessoa.

As lágrimas que amortalham e sepultam meus pedidos
e oferendas
aos que me precederam
no mesmo banho de lágrimas
de uma família humana que é a miniatura da ampliada
FAMÍLIA HUMANA.