segunda-feira, maio 08, 2006

DIA DAS MÃES 2

Primeiro, até quando me lembro veio Ísis e com ela o Egito tem o seu encanto até hoje malgrado tantos contratempos. 

Depois vieram as gregas e troianas o lado feminino dos madrigais e das madrepérolas uma brisa no olhar perpetuamente enamorado? 

A primeira Mãe, a Noite bem antes de tudo o mais, a deusa filha do Caos, um tanto entrevada que logo arrumou as coisas e os seres e como o nome de Eulália passou a ser a Mãe do Bom Conselho, a Terra, mãe de todos os seres...

Assim rezam as epopéias e os idílios um deus imponente aqui uma deusa diademada ali. E das deusas de anteontem chegaram as de ontem e as de hoje: De carne e osso, umas da mitologia, outras da história: de bílis e alma, libido e fulgor lilás. 

Aí então é que surge o novo nome do amor, agora humanizado: o drama no palco e no bastidor e a temporalidade de outras cenas menos amenas: o destino de Jocasta, a coragem de Antígona o ciúme de Dejanira, a sedução de Helena o adultério de Clitenestra, a morte de Efigênia a vida de Penélope ... e Hecuba e seus cinqüenta filhos troianos? 

A viuvez de Andrômaca... e a rainha Ônfale que embonecava Hercules? As sacerdotisas sibilas fadas madrinhas a maga de todas as horas e lugares a sombra familiar da caseira folhagem a beleza em suma, em pessoa, em perfeição as periantadas estações do ano bom a Mãe de Jesus a Nossa Mãe a Iara ah iara das águas mais puras a deusa mesmo ali na outra encosta a deusa mesmo ali na outra encosta a nossa bela e sofrida mãe indígena a nossa bela e sofrida mãe africana a nossa bela matrilinhagem ameríndia o manancial de nosso espólio genético ontem deusas hoje simplesmente divinas hoje completamente mulheres a fonte magnânima desvelada a sereia mesmo ali, quase ao alcance das mãos a Maria Madalena bem amada de Jesus as piedosas mulheres do Calvário cada uma a dar sua luz, a luz que recebeu de um outro mundo... 

De minha parte, a resvalar na genealogia, cito com prazer os queridos nomes de: ROSA ANGÉLICA DA LUZ mãe de minha tetravô ANNA JOAQUINA CÂNDIDA DE CASTRO mãe de meu trisavô JOSEPHA MARIA DE JESUS SOUZA PINTO mãe de mu bisavô MARIA ARCHANGELA TAVARES mãe de meu avô MARIA TEREZA DE JESUS BARRETO mãe de meu pai ISOLINA GONÇALVES GUIMARÂES minha mãe INÊS BELÉM BARRETO mãe de meus filhos.