quarta-feira, agosto 27, 2008

DUAS SAUDOSAS CANÇÕES E UM POEMA DE CIRCUNSTÂNCIA

A primeira, na interpretação de Francisco Alves, o Rei da Voz: 

Ái doce amor minha vida é um eterno sofrer. Ái doce amor eu preciso aprender a esquecer. Tu censuras minha pressa no fundo tu tens razão. Quem ama guarda o relógio e consulta o coração. Ái doce amor minha vida é um eterno sofrer. Ái doce amor eu preciso aprender a esquecer. Que dia negro e sombrio é o dia em que não te vejo. Mas se vens em noite escura, vejo o dia no teu beijo. Ái doce amor....... 

A segunda, na interpretação de Silvio Caldas, o Caboclinho Querido: Ái ai-ái, você de mim não tem dó! Ái ai-ái, não vês que eu vivo tão só? Por onde anda o corpo da gente a sombra vai pelo chão. Assim também é a saudade, a sombra do coração. Ái ai-ái, você de mim não tem dó! Ái ai-ái, não vês que eu vivo tão só? A nossa vida não passa de um grande lago sereno: Por cima esplendor e graça, por baixo lodo e veneno. Ái ai-ái, você de mim não tem dó!... 

POEMA DE CIRCUNSTÂNCIA
A dormir vivo a sonhar dubiedades 
a inventar coisas e lugares e pessoas completamente inexistentes em meus espaços e tempos conhecidos. O esquisito é que sou a mesma pessoa que está em num lugar inexistente. Não sei como posso ter a capacidade de inventar pessoas e lugares, ocasiões e situações descabidas, fora do contexto de meu ser descontente e razoável. Sempre no meio das coisas, lugares e pessoas estranhas às minhas origens, aos meus destinos. Sempre acordo apavorado estranhando-me momentaneamente. Sou acaso portador de um estranho passado, que se posta adiante, no sono fugaz? Atônito nas memórias e nas previsões, custo reconciliar o sono sem adentrar-me novamente nos lugares inventados. Toda noite é assim Todo sono é assim repleto de sonhos irreais.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Lindíssimo poema, Lázaro. Realmente o poeta é o eu-seu inexistente que se pega, se toca, resiste, e insiste em inventar coisas, lugares e pessoas inexistentes, mas que no seguido dele, existem sim! Só não tem roupa nem rompas... abs

2:02 PM  

Postar um comentário

<< Home