terça-feira, setembro 16, 2008

PALAVRAS DO ALEGRE DESESPERO (*)

- Passar da fé ao ateísmo é passar da esperança ao desespero. A esperança é a principal causa dos suicídios – constatam os terapeutas se os psicanalistas, depois de lerem o primeiro livro de André Comte-Sponville, “O Tratado do Desespero e da Beatitude”. Por que? Porque a maior causa do suicídio é a decepção. Só teremos felicidade na proporção do desespero que formos capazes de suportar”, ele afirma. - A religião é uma ilusão por ser um pensamento derivado não de um saber – pois é evidente que não há um saber de Deus -, mas de nossos desejos! - O ateísmo provém do fato de a esperança não ser um argumento. - Crer em Deus, ousar celebrar a bondade e a onipotência dele diante de uma criança que sofre e morre, isso, aceitar o inaceitável, é covardia. - Se a ciência e a técnica podem controlar a natureza.... Quem controlará o controle? Aí cabe a famosa frase de Rabelais: “ciência sem consciência é a ruína da alma”. - Assim como o pensamento é produzido por um órgão material, o cérebro: assim é que, segundo Freud, a vida consciente é determinada pela vida inconsciente. O amor é um produto da sexualidade, que é uma parte animal – mas que depois pela educação, pela cultura, pela sublimação, produz nossa vida espiritual. Isso sem a conclusão que a sexualidade tem mais valor do que a arte, isso não. - O que faz uma civilização não são somente fábricas, indústrias, escritórios: é também e sobretudo, o que se vive de espírito, de amor, de relações humanas... São valores não encontráveis na religião. - Para aceitar a vida tal qual é, diz Montaigne, é preciso aceitar a idéia da própria morte, uma vez que a vida inclui a morte. É assim que aprender a viver é aprender a morrer. - Jamais vivemos: esperamos viver – diz Pascal – e daí vem o que o autor (Sponville) chama de seu alegre desespero. - É preciso amar as pessoas como elas são, ou não as amar. Se amá-las como não são, não são elas que você ama, são seus sonhos... É preciso esperar um pouco menos e amar um pouco mais. O homem que morreu na cruz pode não ser Deus nem filho de Deus – mas morreu na cruz em nome do amor, do amor sofredor, o amor frágil, o amor mortal. - Sponville se considera um ateu fiel porque considera fidelidade o que restou da fé quando se perdeu a fé, ou seja, a fidelidade ao espírito de Cristo, que é de justiça e de caridade. Se Deus nos abandonou, só nos resta o amor (creio ser esta, também, a convicção do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, quando ele diz num de seus belos poemas que o sangue dos bodes e dos touros seca nas páginas do Antigo Testamento e que uma nova palavra, em forma de flor: AMOR, brota nas páginas do Novo Testamento). - Quando temos Amor dispensamos a Fé porque não precisamos de Deus, já estamos em Deus; não precisamos da esperança, pois nada mais temos a esperar. De forma que só resta o Amor. Como diz Espinosa: a única sabedoria é a alegria: a única alegria é a de amar. Ilações da Leitura: DEUS EM MIM. Ficar comigo mesmo alguns minutos no intervalo de horas e horas, é o que há de melhor em mim e fora de mim: é quando me vejo inteirinho (como uma criança?) na posse dos dotes e dos dons mais íntimos, em alguns minutos do tamanha da eternidade. Subitamente revelam-se em mim o doce mistério da vida, aproximando, incorporando-se à minha pessoa. Às vezes cuido que Deus é uma sombra: estava tão perto que eu nem via. Minha sombra depende de mim para existir. Quando estou em mim Deus abre meus sentidos para a música em forma de flores. Sei que não está me seguindo nem perseguindo, que ele não é como dizem ser: ele é a luz de meus olhos, a emoção de meu encantamento, a beleza que não faz mal a ninguém. Ele não é o mesmo em todas as pessoa, e que cada um cuide bem de seu Deus. Como ele poderia ser alguém longe ou perto com seus trilhões de olhos e de pernas e de braços, para fazer o bem e o mal? Ele é apenas o AMOR das criaturas, que está em cada uma delas: o Bem livre do Mal. 

(*) Escrito depois da leitura do pequeno grande livro ANDRÉ COMTE SPONVILLE - O Alegre Desespero – Editora UNESP, tradução de Maria Leonor F. R. Loureiro – São Paulo, SP, 2002.