sexta-feira, janeiro 01, 2010

Pontos de Vista

PONTOS DE VISTA - Lázaro Barreto.


1 - O universo é infinito – e não há expansão no infinito. Logo ele nunca esteve e nunca estará em expansão. Sempre quieto em sua infinitude. E a tese religiosa do criacionismo? A Bíblia é um livro inspirado por uma religiosidade de muitas faces, passível de um sem número de interpretações. O evolucionismo, por outro lado, pode ser discutido, e seu argumento prima cientificamente pela afirmação de algo coerente, munido de uma clareza não encontrável nas brumas da fé de um Deus criador do céu e da terra. Creio firmemente que o Universo foi criado e é mantido por um SER SUPREMO (Deus é a Natureza, dizia Baudelaire) que a fé religiosa não sabe definir e a pesquisa científica procura discernir.

2 – A reportagem de Leonardo Coutinho (Revista VEJA de 23/12/09 na página 81) diz:
“Fundado em 1964, o MST foi alinhavado numa década antes na barra das batinas dos bispos da teologia da libertação, uma aberração que tentou enxertar o marxismo na doutrina católica. Seus adeptos fundaram a Comissão Pastoral da Terra e abrigaram sob esse teto os radicais que, depois, formariam o grupo de baderneiros”.

3 – Aquela pessoa (eu?) gabava de ostentar na palma da mão esquerda os riscos da letra N (n de nascimento?) e na mão direita a letra M (m de morte?). Ficava encabulado. Todas as pessoas que conhecia só tinham a letra M em ambas as mãos. Os dois emes queriam dizer que as outras pessoas morriam sem verdadeiramente nascer? Por que com ele seria diferente? Uma leitora de sorte (não era cigana) ficou boquiaberta ao analisar os traços das mãos deles. Espantada, disse-lhe: “Você não existe, ou não deveria existir: é uma pessoa fora de série...”.

4 – Já uma outra pessoa, infelizmente conhecida, é um cara encrencado, um bocó que leva tudo para o caminho dos porcos. E para onde leva o caminho dos pobres e inofensivos e desprotegidos porcos? Ao chiqueiro das lavagens (podriqueiras e restolhos alimentícios) para os capados destinados, depois de nutridos e obesos, aos amolados facões de boa ponta e melhor lâmina,visando nutrir e engordar seus desleais donos.

5 – Abaixo uma intercalação ritmada de aéreas metáforas de som, cor, movimento, coroando o sonho coreográfico da leveza corporal do ser humano, movida pela tessitura espiritual, num mesmo abrir e fechar do leque de uma temperatura sensual:
Os lábios são aspas da boca
Os seios são aspas do amor
As axilas são aspas do pulmão
As virilhas são aspas do sexo
As nádegas são aspas do ânus
Os lábios são aspas da língua
Os seios são aspas
As virilhas são aspas
As nádegas são as aspas da redondidade global?

6 – Carta ao Leitor da Revista VEJA de 16/12/09: Em 2050 “a terra estará com a lotação esgotada. Isso na estimativa dos estudiosos. Na vida real a espaçonave Terra vem emitindo alertas regulares e contundentes de que não tem mais recursos disponíveis para abrigar, alimentar e hidratar nem sequer seus atuais passageiros”.

7 – O GATO, segundo a opinião abalizada de Jorge Luís Borges:
“Por obra indecifrável de um decreto
divino, te buscamos inutilmente.
Mais remoto que o Ganges e o Poente
tua é a Solidão, teu é o Segredo”.
O fator FOFURA dos gatos, segundo Melanie Glocker, bióloga: “o cérebro humano responde de maneira positiva a essas feições. Estejam elas num bebê, num gato ou num filhote de panda, todos estimulam proteção e cuidados”.

8 – Nascem 213.000 pessoas por dia na Terra. Até 2050 a quantidade de cereais terá de crescer 3 bilhões de toneladas e a oferta de carne, de 270 milhões para 470 milhões de toneladas. Só a engenharia genética pode resolver o problema da comida no planeta.

9 – “Cedo ou tarde vamos descobrir os princípios físicos que governam todos os fenômenos naturais” – disse Stevan Weinberg, Nobel de Física em 1979. O LHC (Large Hadron Collider), o maior e mais caro acelerador de partículas do mundo poderá desvendar os segredos do Big Bang, a explosão que deu origem ao Universo há 13.7 bilhões de anos. Está instalada na fronteira da Suíça com a França.